Logotipo Dedalus   Logotipo ABCD
                         
Identificação       Preferências   Catálogos   Fale Conosco   Encerrar Sessão  
Buscas   Resultados   Buscas Anteriores   Meus Docs.   Histórico   Vocabulário   Ajuda
 
  Adicionar Reg. Meus Docs.  |  Localizar  |  Salvar / E-mail  

Registro Completo

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC
No. Registro   002794248
Tipo de material   ARTIGO DE PERIODICO - NACIONAL
Cód. publicação   Link10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144 DOI
Entrada Principal   LinkNhur, Andréia https://orcid.org/0000-0002-0157-0334
Título   LinkO voo do cisne [recurso eletrônico] : quando o corpo testemunha a dança.
Imprenta   São Paulo, 2016.
Descrição   p. 131-144.
Idioma   Português
Nota   Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p131-144. Acesso em: 01 jan. 2017
Resumo   Este artigo trama diferentes experiências de recriação coreográfica sobre a figura emblemática do cisne para discutir como o corpo pode ser visto como testemunho da dança e dos sujeitos que dançam ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. O cisne, uma das figuras mais citadas pela gestualidade da dança ocidental, alvitra uma possibilidade de olhar as histórias da dança e compreender em que medida os corpos atravessaram as tradições e se impuseram como coautores daquilo que se convencionou chamar de História da Dança. Com base em Estudos do Corpo, Teoria e Historiografia da dança, aportaremos na análise da Trilogia do Cisne, obra coreográfica criada pelo grupo brasileiro Pró--Posição entre 2007 e 2009
Assunto Tít.Unifor   LinkTrilogia do Cisne (espetáculo)
Assunto   LinkDANÇA -- SÉCULOS 19-21
  LinkHISTÓRIA DA DANÇA
  LinkCOREOGRAFIA
  LinkEXPRESSÃO CORPORAL
  LinkCISNES
  LinkCORPO (ARTES)
Assunto   LinkSujeito
  LinkTestemunho
Fonte   LinkIn: Sala Preta, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 131-144, 2016, ISSN: 2238-3867
Localiz.Eletrônica    Clicar sobre o botão para acesso ao texto completo 
Resumo/Outros   Using different experiences of choreographic creation inspired by the swan, an emblematic figure in dance history, this article aims to discuss how the body can be seen as testimony of dance and the dancers dur-ing the 19th, 20th, and 21st centuries. The swan is one of the figures most frequently mentioned by the gestures of western dance, and as such it allows observing dance histories and comprehending how dif-ferent bodies crossed traditions and imposed themselves as coauthors of Dance History (as it has been conventionally named). The theoretical fundaments are based on Body Studies, Dance Studies, and Dance Historiography. At the end, the article will analyze the choreographic pieces of Trilogy of Swan, created by the Brazilian artists of Pró-Posição Group between 2007 and 2009
 
Unidade USP   ECA -- ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC


Encerrar Sessão - Preferências - Fale Conosco - Ajuda - Ex Libris
Buscas - Resultados - Buscas Anteriores - Catálogos