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No. Registro   002778024
Tipo de material   ARTIGO DE PERIODICO - NACIONAL
Entrada Principal   LinkDomingues, Gabrielle Gonsalli (*) NAC Brasil
Título   LinkModalidades de ensinar e aprender : educação online no curso de graduação em odontologia.
Imprenta   Taguatinga, 2016.
Descrição   p. 61-72.
Idioma   Português
Nota   Disponível em: <https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/228/202>. Acesso em: 19 set. 2016
Assunto   LinkEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  LinkENSINO SUPERIOR
  LinkODONTOLOGIA
  LinkSAÚDE
Autor Secundário   LinkFonseca, Graciela Soares (*) NAC Professora Adjunta, Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó Brasil
  LinkZilbovicius, Celso
  LinkFrias, Antonio Carlos
  LinkJunqueira, Simone Rennó
Fonte   LinkIn: ABENO Revista, Taguatinga, v. 16, n. 1, p. 61/72, 2016, ISSN: 1679-5954
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Resumo/Outros   O trabalho objetivou descrever e qualificar o acesso a computadores e à rede de internet, bem como ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e suas respectivas ferramentas, por graduandos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Estudo transversal, baseado em questionários aplicados em um universo de 715 estudantes, os quais estivessem presentes nas salas de aula das onze turmas dos diferentes anos e turnos. Foram feitas análises de distribuição de frequência e teste de associação no programa EPI-Info v.6.0, medidas pela Razão de Chances (OR - odds ratio). Todos os respondentes (n=400) possuem computador em casa, 98% com acesso à internet e 84,5% utilizam os computadores disponibilizados pela Instituição. Majoritariamente (89,7%), os alunos dedicaram mais de duas horas semanais para atividades virtuais. Observouse que os alunos do noturno apresentaram duas vezes mais chances de utilização de computador que alunos do integral. Ao menos uma disciplina que utiliza o AVA (Plataforma Moodle) foi identificada por 96,5% dos estudantes. Ao acessar o AVA, os alunos declararam ter maior facilidade para acessar a página inicial e os textos disponibilizados. Fóruns e chats foram apontados como ações de menor facilidade de execução. Não houve associação entre o tempo de uso do computador e a avaliação da utilização das ferramentas. Infraestrutura computacional que acompanhe os avanços tecnológicos e a utilização de um AVA com ferramentas acessíveis podem potencializar a incorporação da educação online
 
Unidade USP   FO -- FAC DE ODONTOLOGIA
  FO -- FAC DE ODONTOLOGIA
  FO -- FAC DE ODONTOLOGIA

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