Logotipo Dedalus   Logotipo ABCD
                         
Identificação       Preferências   Catálogos   Fale Conosco   Encerrar Sessão  
Buscas   Resultados   Buscas Anteriores   Meus Docs.   Histórico   Vocabulário   Ajuda
 
  Adicionar Reg. Meus Docs.  |  Localizar  |  Salvar / E-mail  

Registro Completo

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC
No. Registro   002738633
Tipo de material   TESE
Entrada Principal   LinkGomes, Isabel Endres
Título   LinkLéxico e denúncia social : uma abordagem do conto Negrinha em aulas de língua portuguesa.
Imprenta   São Paulo, 2015.
Descrição   135 p.; fig; + quadros +anexo.
Idioma   Português
Nota Tese/Diss   Dissertação (Mestrado)
Resumo   Considerando a formação do leitor proficiente em aulas de língua portuguesa, com o presente trabalho se propôs a elaborar uma sequência de atividades e aplicá-la em uma turma de 9º ano, do Ensino Fundamental II, em uma escola de rede pública estadual de ensino. Em seguida foi feita uma análise, com o intuito de demonstrar como a escolha lexical transmite a ideologia do autor do texto, assumindo, muitas vezes, um caráter de crítica e denúncia social. Para isso, foi utilizado o conto Negrinha, de Monteiro Lobato, como base do estudo em sala de aula. As práticas de leitura e análise desenvolvidas procuraram esclarecer como algumas palavras e expressões diferenciam as personagens e seus comportamentos, caracterizando-as como dominante e dominada, inseridas num contexto histórico-social. Nesse sentido, buscou-se evidenciar como o autor Monteiro Lobato valeu-se da escolha lexical para demonstrar a permanência da ideologia do regime escravocrata no conto Negrinha, mesmo depois da abolição. Como resultado, pode-se constatar que a compreensão dessas escolhas levam o discente ao desenvolvimento de suas habilidades leitoras e escritoras de maneira crítica e reflexiva, preparando-o para outras leituras, além do contexto escolar.
Departamento   FLC LETRAS CLASSICAS E VERNACULAS
Assunto   LinkLÉXICO
  LinkCONTO (ANÁLISE)
  LinkENSINO FUNDAMENTAL
  LinkLÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO)
Assunto   LinkDenúncia social Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkEscolha lexical Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkLexical choice Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkSocial denunciation Proveniente da Base Teses Digitais da USP
Autor Secundário   LinkCaretta, Elis de Almeida Cardoso
Localiz.Eletrônica   e-mail do autor -- mailto://gomesendres@gmail.com.br
  e-mail do orientador -- mailto://elisdacar@usp.br
Localiz.Eletrônica    Clicar sobre o botão para acesso ao texto 
Resumo/Outros   Considering the proficient reader formation in Portuguese Language classes, this study proposed to develop an activities sequence and applies it in a 9th grade class of Second Elementary Teaching, in a State Public School. After that was made an analysis, with the goal to demonstrate how lexical choice conveys the author´s ideology, taking a several times a critical feature and a social denunciation. To this, Monteiro Lobato´s tale Negrinha, was used as a base to a classroom study. The reading practices and developed analysis sought to clarify how some words and expressions get differentiate the characters and their behavior, characterizing them as the dominant and dominated, including in a historical and social context. In this sense, it sought to show how the author Monteiro Lobato took advantage of lexical choice to demonstrate the permanence of the Negrinha´s tale slavery regime ideology, even after the abolition. As a result, it shows that the comprehension of these choices lead the students to develop their reading and writing skills in a critical and reflective way, preparing themselves for further reading, beyond the scholar context.
 
Acervo Geral   Todos os itens
Itens na Biblioteca   FFLCH-Fac. Fi. Let. C. HumanasLibrary Info
Unidade USP   FFLCH -- FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC


Encerrar Sessão - Preferências - Fale Conosco - Ajuda - Ex Libris
Buscas - Resultados - Buscas Anteriores - Catálogos