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No. Registro   002192804
Tipo de material   ARTIGO DE PERIODICO - NACIONAL
Cód. publicação   Link10.1590/s0103-21002011000300005 DOI
Entrada Principal   LinkPeres, Emília Cristina (**)
Título   LinkCuidado humanizado : o agir com respeito na concepção de aprimorandos de enfermagem.
Imprenta   São Paulo, 2011.
Descrição   p. 334-340.
Idioma   Português
Nota   Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n3/05.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2011
Resumo   OBJETIVOS: Verificar aspectos da rotina hospitalar, nos quais o aprimorando em enfermagem percebe os princípios bioéticos (PB) no atendimento; verificar em que situações esse aprimorando percebe que o conceito de respeito é ancorado em sua rotina, com o paciente; e, avaliar se existem diferenças na concepção de respeito entre os enfermeiros que atuam em um hospital escola e aqueles formados há pouco tempo, ingressos em um Programa de Aprimoramento de Pessoal. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital de grande porte envolvendo, como sujeitos do estudo, 20 aprimorandos. RESULTADOS: Verificou-se que os aprimorandos percebem que os PB auxiliam em sua rotina; que o conceito de respeito aplica-se em todas as situações com o paciente; que a sobrecarga de trabalho dificulta a ancoragem desse conceito. CONCLUSÃO: Os aprimorandos apresentaram mais dificuldade que os enfermeiros com maior experiência profissional para superar a rotina de trabalho e identificar formas de ancoragem desse conceito
Assunto   LinkHUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
  LinkBIOÉTICA
  LinkCUIDADOS DE ENFERMAGEM
  LinkTREINAMENTO PROFISSIONAL
Autor Secundário   LinkBarbosa, Ingrid de Almeida (*) NAC Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo - SP
  LinkSilva, Maria Júlia Paes da
Fonte   LinkIn: Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 334-340, 2011, ISSN: 0103-2100
Localiz.Eletrônica    "Clicar" sobre o botão para acesso ao Currículo Lattes de Maria Julia Paes da Silva 
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   Versão publicada - público 
Resumo/Outros   ABSTRACT: OBJECTIVES: To investigate aspects of the hospital routine, recognizing bioethical principles (PB) impacting the delivery of nursing; verify that improving this situation requires that the concept of respect is rooted in this routine, with the patients; and, assess whether differences exist in the concept of respect among nurses working in a teaching hospital and those who graduated recently from a Program for Improvement of Personnel. METHODS: This was an exploratory, qualitative approach, performed in a large hospital involving, as participants in the study, 20 recent graduates. RESULTS: It was found that graduated student realizes that the PB helped in their routine; that the concept of respect applies in all situations with patients; and that the workload makes it difficult to anchor this concept in practice. CONCLUSION: Recently graduated students had more difficulty than more experienced nurses in overcoming the routine of work and identifying ways of anchoring this concept
  RESUMEN: OBJETIVOS: Verificar aspectos de la rutina hospitalaria, en los cuales el que está siendo perfeccionado en enfermería percibe los principios bioéticos (PB) en la atención; verificar en qué situaciones ese capacitado percibe que el concepto de respeto está anclado en su rutina, con el paciente; y, evaluar si existen diferencias en la concepción de respeto entre los enfermeros que actúan en un hospital Escuela y aquellos formados hace poco tiempo, ingresados en un Programa de Perfeccionamiento de Personal. MÉTODOS: Se trata de una investigación exploratoria, con abordaje cualitativo, realizada en un hospital de gran porte que involucró, como sujetos del estudio a 20 que se estaban perfeccionando. RESULTADOS: Se verificó que los capacitados perciben que los PB los auxilian en su rutina; que el concepto de respeto se aplica en todas las situaciones con el paciente; que la sobrecarga de trabajo dificulta el anclaje de ese concepto. CONCLUSIÓN: Los que están siendo perfeccionados en enfermería presentaron más dificultad que los enfermeros con mayor experiencia profesional para superar la rutina de trabajo e identificar formas de establecimiento de ese concepto
 
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