No. Registro | 002192804 |
Tipo de material | ARTIGO DE PERIODICO - NACIONAL |
Cód. publicação | 10.1590/s0103-21002011000300005 DOI |
Entrada Principal | Peres, Emília Cristina (**) |
Título | Cuidado humanizado : o agir com respeito na concepção de aprimorandos de enfermagem. |
Imprenta | São Paulo, 2011. |
Descrição | p. 334-340. |
Idioma | Português |
Nota | Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v24n3/05.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2011 |
Resumo | OBJETIVOS: Verificar aspectos da rotina hospitalar, nos quais o aprimorando em enfermagem percebe os princípios bioéticos (PB) no atendimento; verificar em que situações esse aprimorando percebe que o conceito de respeito é ancorado em sua rotina, com o paciente; e, avaliar se existem diferenças na concepção de respeito entre os enfermeiros que atuam em um hospital escola e aqueles formados há pouco tempo, ingressos em um Programa de Aprimoramento de Pessoal. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital de grande porte envolvendo, como sujeitos do estudo, 20 aprimorandos. RESULTADOS: Verificou-se que os aprimorandos percebem que os PB auxiliam em sua rotina; que o conceito de respeito aplica-se em todas as situações com o paciente; que a sobrecarga de trabalho dificulta a ancoragem desse conceito. CONCLUSÃO: Os aprimorandos apresentaram mais dificuldade que os enfermeiros com maior experiência profissional para superar a rotina de trabalho e identificar formas de ancoragem desse conceito |
Assunto | HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA |
| BIOÉTICA |
| CUIDADOS DE ENFERMAGEM |
| TREINAMENTO PROFISSIONAL |
Autor Secundário | Barbosa, Ingrid de Almeida (*) NAC Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo - SP |
| Silva, Maria Júlia Paes da |
Fonte | In: Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 334-340, 2011, ISSN: 0103-2100 |
Localiz.Eletrônica |
"Clicar" sobre o botão para acesso ao Currículo Lattes de Maria Julia Paes da Silva |
|
"Clicar" sobre o botão para acesso ao Currículo Lattes de Emília Cristina Peres |
|
"Clicar" sobre o botão para acesso ao texto completo |
|
Versão publicada - público |
Resumo/Outros | ABSTRACT: OBJECTIVES: To investigate aspects of the hospital routine, recognizing bioethical principles (PB) impacting the delivery of nursing; verify that improving this situation requires that the concept of respect is rooted in this routine, with the patients; and, assess whether differences exist in the concept of respect among nurses working in a teaching hospital and those who graduated recently from a Program for Improvement of Personnel. METHODS: This was an exploratory, qualitative approach, performed in a large hospital involving, as participants in the study, 20 recent graduates. RESULTS: It was found that graduated student realizes that the PB helped in their routine; that the concept of respect applies in all situations with patients; and that the workload makes it difficult to anchor this concept in practice. CONCLUSION: Recently graduated students had more difficulty than more experienced nurses in overcoming the routine of work and identifying ways of anchoring this concept |
| RESUMEN: OBJETIVOS: Verificar aspectos de la rutina hospitalaria, en los cuales el que está siendo perfeccionado en enfermería percibe los principios bioéticos (PB) en la atención; verificar en qué situaciones ese capacitado percibe que el concepto de respeto está anclado en su rutina, con el paciente; y, evaluar si existen diferencias en la concepción de respeto entre los enfermeros que actúan en un hospital Escuela y aquellos formados hace poco tiempo, ingresados en un Programa de Perfeccionamiento de Personal. MÉTODOS: Se trata de una investigación exploratoria, con abordaje cualitativo, realizada en un hospital de gran porte que involucró, como sujetos del estudio a 20 que se estaban perfeccionando. RESULTADOS: Se verificó que los capacitados perciben que los PB los auxilian en su rutina; que el concepto de respeto se aplica en todas las situaciones con el paciente; que la sobrecarga de trabajo dificulta el anclaje de ese concepto. CONCLUSIÓN: Los que están siendo perfeccionados en enfermería presentaron más dificultad que los enfermeros con mayor experiencia profesional para superar la rutina de trabajo e identificar formas de establecimiento de ese concepto |
| |
Acervo Geral | Todos os itens |
Itens na Biblioteca | EE-Escola de Enfermagem |
Unidade USP | HU -- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO |
| EE -- ESC DE ENFERMAGEM |