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No. Registro   002188516
Tipo de material   TESE
Entrada Principal   LinkSilva, Gustavo Souza da
Título   LinkPontos de vista em documentários de periferia : estética, cotidiano e política.
Imprenta   São Paulo, 2011.
Descrição   253 p.; il
Idioma   Português
Nota Tese/Diss   Tese (Doutorado)
Bibliográfica   Bibliografia
Resumo   Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê- se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e opções estéticas. Diante dessa multiplicidade, o foco desta pesquisa volta-se para os documentários, pois essa modalidade fílmica tem uma importância vital nessa produção. Quarenta documentários realizados entre 2000 e 2010 compõem o corpus da tese, evidenciando, também, uma diversidade de pontos de vista sobre pessoas, espaços, histórias, sociabilidades. Partindo da ideia de que o ponto de vista no cinema remete tanto à significação do plano como à sua exteriorização, por meio da análise desses filmes formulo como hipótese a ideia de que estética, cotidiano e política estruturam os pontos de vista da produção documental periférica. Para testar essa premissa, a ferramenta metodológica utilizada é a análise fílmica que privilegia imagem, texto e som. A discussão sobre estética, cotidiano e política acena para a necessidade de se debater a questão da autoria e as composições do documentário – dois pontos importantes para o entendimento das dinâmicas de produção e efeitos de sentido dos documentários de periferia
Nota Local   Ciências da comunicação Estudo dos meios e da produção mediática
Departamento   CCA COMUNICACOES E ARTES
Assunto   LinkDOCUMENTÁRIO -- BRASIL
  LinkPRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA -- BRASIL
  LinkDIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA -- BRASIL
  LinkAUTORIA (CINEMA)
  LinkANÁLISE DE CONTEÚDO
  LinkFILMES
Assunto   LinkAesthetics Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkAuthorship Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkAutoria Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkCotidiano Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkDaily life Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkDocumentary Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkEstética Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkPeriferia Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkPeriphery Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkPolítica Proveniente da Base Teses Digitais da USP
  LinkPolitics Proveniente da Base Teses Digitais da USP
Autor Secundário   LinkGervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
Localiz.Eletrônica   e-mail do autor -- mailto://joanabraga.contato@gmail.com
  e-mail do orientador -- mailto://henrigervaiseau@uol.com.br
Localiz.Eletrônica    "Clicar" sobre o botão para acesso ao Currículo Lattes de Gustavo Souza da Silva 
   Clicar sobre o botão para acesso ao texto 
Resumo/Outros   This paper investigates the factors that underpin the points of view in documentary filmmaking of the peripheries. Since the late 1990s, one can see the growth of films and videos led by independent schools and collectives. This production is characterized by a heterogeneity in the formats, narratives, themes and aesthetic approaches. Given this multiplicity, the focus of this research turns to the documentaries, because this film categry has a vital importance in that production. Forty documentaries made between 2000 and 2010 are the corpus of this thesis, showing also a diversity of views about people, places, stories, sociability. Starting from the idea that the point of view in film refers to both the significance of the plan as its manifestation, by analyzing these films I point out, as a hypothesis, the idea that aesthetic, daily life and politics structure the approches of document production of peripheries. In order to test this premise, the methodological tool used is the film analysis that focuses on image, text and sound. The discussion about aesthetics, everyday life and politics points to the need to debate the question of authorship and compositions of the documentary - two important points for understanding the dynamics of production and meaning effects of documentaries of the periphery
 
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