Logotipo Dedalus   Logotipo ABCD
                         
Identificação       Preferências   Catálogos   Fale Conosco   Encerrar Sessão  
Buscas   Resultados   Buscas Anteriores   Meus Docs.   Histórico   Vocabulário   Ajuda
 
  Adicionar Reg. Meus Docs.  |  Localizar  |  Salvar / E-mail  

Registro Completo

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC
No. Registro   002126955
Tipo de material   TESE
Entrada Principal   LinkSchlegel, Rogerio
Título   LinkEducação e comportamento político : os retornos políticos decrescentes da escolarização brasileira recente.
Imprenta   São Paulo, 2010.
Descrição   466 p.
Idioma   Português
Nota   Exemplar revisado
Nota Tese/Diss   Tese (Doutorado)
Resumo   Perspectiva convencional na Ciência Política prevê associação forte entre educação e comportamentos políticos desejáveis para a convivência democrática. Essa abordagem também infere que aumentos no nível de escolaridade de uma nação serão acompanhados por ganhos sustentados em participação e apoio a princípios democráticos, além de impactos na confiança nas instituições. Essas hipóteses foram revistas e testadas para o Brasil, com análise de surveys aplicados entre 1989 e 2006. As evidências encontradas confirmam a perspectiva convencional, observado um só ponto no tempo e ressalvadas dimensões de associativismo. A análise longitudinal, entre as duas pontas do período, revelou retornos declinantes para a escolaridade adicionada por diferentes níveis de instrução, sobretudo o ensino médio. Fatores relativos ao ambiente educacional, às gerações e às capacidades cognitivas foram investigados para compreender esse achado. A capacitação cognitiva do cidadão indicou ter efeito independente da escolaridade na conformação dos comportamentos políticos, sugerindo que é na perda de qualidade da escolarização brasileira recente que devem ser buscadas explicações
Nota Local   Ciência Política
Departamento   FLP CIENCIA POLITICA
Assunto   LinkPARTICIPAÇÃO POLÍTICA (EDUCAÇÃO) -- BRASIL
  LinkEDUCAÇÃO (INFLUÊNCIAS) -- BRASIL
  LinkESCOLARIZAÇÃO (INFLUÊNCIAS) -- BRASIL
  LinkDEMOCRACIA (ASPECTOS INSTITUCIONAIS;EDUCAÇÃO) -- BRASIL
Autor Secundário   LinkMoises, Jose Alvaro
Localiz.Eletrônica   e-mail do autor -- mailto://rschlegel@usp.br
  e-mail do orientador -- mailto://jamoises@usp.br
Localiz.Eletrônica    "Clicar" sobre o botão para acesso ao texto 
Resumo/Outros   Conventional wisdom in Political Science predicts strong association between education and political behavior favorable to democracy. This perspective also infers that increases in educational attainments levels of a nation bring sustainable gains in terms of civic and political participation and democratic principles support, as well as impacts on trust in institutions. These hypotheses were reviewed and tested on the Brazilian context, with analysis of surveys from 1989 to 2006. The evidence gathered confirm the conventional wisdom, when a single point in time is observed and with the exception of dimensions of civic engagement. The longitudinal analyses between the extremes of this time span revealed decreasing rewards to the education added up by different educational levels, specially the upper secondary (ensino médio). Factors related to the educational environment, generations and cognitive skills were then investigated in order to understand the findings. The development of cognitive skills showed effects on political behavior independent from education, suggesting that explanations must be searched for on the loss of quality of the Brazilian educational system
 
Acervo Geral   Todos os itens
Itens na Biblioteca   FFLCH-Fac. Fi. Let. C. HumanasLibrary Info
Unidade USP   FFLCH -- FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC


Encerrar Sessão - Preferências - Fale Conosco - Ajuda - Ex Libris
Buscas - Resultados - Buscas Anteriores - Catálogos