No. Registro | 001643750 |
Tipo de material | TRABALHO DE EVENTO-RESUMO - NACIONAL |
Entrada Principal | Takahashi, Regina Toshie |
Título | Implementação do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP : programa de formação de professores da USP. |
Imprenta | São Paulo, 2007. |
Descrição | Res. 253. |
Idioma | Português |
Nota | Em CD-Rom |
Resumo | Visando acolher as demandas sociais para melhor cumprir nossa responsabilidade na formação de professores no ensino profissionalizante em enfermagem, implementamos o Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP junto a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, através da Comissão Interunidades de Licenciatura (CIL), empreendendo ações coletivas no sentido de reformulação dos projetos pedagógicos e das estruturas curriculares de todos os cursos de licenciatura dessa Universidade. O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura desta Escola foi elaborado conforme o "Programa Formação de Professores (PROGRAD/USP-2004), Comissão Permanente de Licenciaturas" da Universidade de São Paulo, Pró- Reitoria de Graduação, 2004. Também segue as legislações, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, Indicação CEE n0 11/97, Deliberação CEE n0 12/97, Parecer CNE/CP 009/2001, Parecer CNE/CP 21/2001, Parecer CNE/CP 28/2001, Resolução CNE/CP 01/ 2002, Resolução CNE/CP 02/ 2002. O PROGRAD/USP seguiu as determinações legais, sobretudo as atribuídas pelas resoluções CNE/CP 01/ 2002 e CNE/CP 02/ 2002. O projeto foi elaborado explicitando objetivos, perfis profissionais e metas formativas específicas, coerentes com os Princípios e Objetivos Gerais para todos os Cursos de Licenciatura da USP, uma Estrutura Curricular compatível com a proposta de estrutura mínima comum às licenciaturas. A estrutura está |
| organizada em quatro blocos de disciplinas, em cada bloco está indicada a carga horária para a consecução dos vários componentes curriculares, tais como: Bloco I: Formação específica , Bloco II: Iniciação à licenciatura, Bloco III: Fundamentos teóricos e práticos da Educação, Bloco IV: Fundamentos metodológicos do ensino. Esse Projeto além de satisfazer às normas legais, procura estabelecer condições que propiciem um trabalho comum e articulado em toda a Universidade para a formação de professores; em prol da qualidade da formação de professores no âmbito da enfermagem, focando o ensino profissionalizante, bem com a sua valorização |
Assunto | LICENCIATURA (ENFERMAGEM) |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
| ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO) |
Autor Secundário | Fernandes, Maria de Fátima Prado |
Autor Secundário | Simpósio Ibero-Americano de História da Enfermagem (1. 2007 São Paulo) |
Fonte | In: Anais, São Paulo : EEUSP, 2007 |
Localiz.Eletrônica |
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