Logotipo Dedalus   Logotipo ABCD
                         
Identificação       Preferências   Catálogos   Fale Conosco   Encerrar Sessão  
Buscas   Resultados   Buscas Anteriores   Meus Docs.   Histórico   Vocabulário   Ajuda
 
  Adicionar Reg. Meus Docs.  |  Localizar  |  Salvar / E-mail  

Registro Completo

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC
No. Registro   001443148
Tipo de material   ARTIGO DE PERIODICO - NACIONAL
Cód. publicação   Link10.1590/s1517-97022010000200003 DOI
Entrada Principal   LinkSouza, Marilene Proença Rebello de
Título   LinkA dimensão criadora no trabalho docente : subsídios para a formação de professores alfabetizadores.
Imprenta   São Paulo, 2010.
Descrição   p. 459-473.
Idioma   Português
Resumo   Este artigo tem como objetivo evidenciar a dimensão criadora dos saberes docentes mobilizados por uma professora alfabetizadora, a partir da concepção de saberes docentes desenvolvida pela teoria histórico-cultural. A pesquisa realizou-se em escola pública, no estado de Rondônia, por meio de uma abordagem etnográfica. O trabalho traz para a análise duas cenas recortadas do cotidiano escolar para exemplificar como os saberes docentes são alterados e recriados no enfrentamento dos desafios impostos pela prática pedagógica. Os resultados permitem compreender que a prática docente no cotidiano não se caracteriza apenas como reprodução de modelos ou propostas utilizadas por outros profissionais. Ao contrário, no encontro de uma professora e uma turma de alunos há sempre certa originalidade que demanda a criação de formas específicas de intervenção para aquele grupo, nas condições do contexto. Acompanhar o trabalho da professora durante o período de pesquisa permitiu compreender que há inúmeras possibilidades de condução do trabalho pedagógico e as razões que motivam as escolhas dos professores e das professoras estão fundamentadas em saberes construídos ao longo de suas experiências de formação e atuação. Considera-se, portanto, que as práticas pedagógicas precisam ser conhecidas e estudadas para que se possa compreendê-las, mais do que avaliá-las, tendo-se em vista a contribuição desses estudos para a formação docente
Assunto   LinkALFABETIZAÇÃO
  LinkEDUCAÇÃO
  LinkFORMAÇÃO DE PROFESSORES
  LinkSABERES DO DOCENTE
Autor Secundário   LinkZibetti, Marli Lúcia Tonatto (*) NAC Universidade Federal de Rondônia
Fonte   LinkIn: Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 459-473, 2010
Resumo/Outros   This article aims to bring forward the creative dimension of the teaching knowledges mobilized by a literacy teacher, and is based on the concept of teaching knowledges as developed in the cultural-historical theory. The study was conducted in a public school of the State of Rondônia under an ethnographic approach. The work analyzes two episodes extracted from the school everyday life in order to exemplify how the teaching knowledges are changed and re-created when facing the challenges presented by the pedagogical practice. The results help to understand that the day-to-day teaching practice cannot be described simply as the reproduction of models or proposals used by other professionals. On the contrary, when teacher and class meet there is always an element of originality that demands the creation of forms of intervention specific for that group, under the conditions of that context. Following the work of the teacher during the period of the research made it possible to understand that there are countless possibilities of conduction of the pedagogical work, and that the reasons behind the teachers’ choices are grounded in knowledges constructed throughout their experiences of formation and professional activity. It is concluded, therefore, that the pedagogical practices must be known and studied in order to be understood, more than judged, having in mind the contribution of these studies to teacher education
 
Acervo Geral   Todos os itens
Itens na Biblioteca   IP-Instituto de PsicologiaLibrary Info
Unidade USP   IP -- INST DE PSICOLOGIA

Escolher formato: Padrão Ficha Formato Reduzido Nomes MARC Campos MARC


Encerrar Sessão - Preferências - Fale Conosco - Ajuda - Ex Libris
Buscas - Resultados - Buscas Anteriores - Catálogos