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No. Registro   001030238
Tipo de material   TESE
Entrada Principal   LinkSantos, Benjamim Jorge Rodrigues dos
Título   LinkA consistência da geometria de rodovias : principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança.
Imprenta   São Paulo, 1998.
Descrição   252 p.
Idioma   Português
Nota Tese/Diss   Tese (Doutorado)
Resumo   Consistência da geometria de rodovias é o grau de concordância e compatibilidade entre os elementos de projeto com as solicitações físicas necessárias para o controle dos veículos, tendo em conta o grau de solicitação da habilidade dos motoristas. As normas para projeto priorizam a economia e a estética e não dão a devida importância à segurança, e, assim, as rodovias não consideram as limitações dos motoristas, quando eles são expostos a problemas de consistência geométrica. Das várias metodologias apresentadas tratou-se particularmente da conhecida como Módulo de segurança, que é uma tentativa de avaliar a consistência da geometria através de três critérios: uniformizar as velocidades operacionais dos veículos pela via; harmonizar as velocidades de projeto e operacional; e melhorar a estabilidade dos veículos nas curvas horizontais. Após aplicação do Módulo de segurança a trechos da BR-060, procedeu-se às adaptações para a aplicação desta metodologia a rodovias brasileiras e sugeriu-se a inclusão de um quarto critério que leva em conta o número de acidentes ocorridos. A conclusão principal foi que o método é fácil de implementar, inclusive para computadores, pode identificar locais críticos, e contribuir para melhorar a segurança na malha viária. Não há problemas para sua aplicação às nossas rodovias, com as adaptações e sugestões feitas ao longo deste trabalho.
Nota Local   Engenharia de Transportes
Departamento   PTR ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Assunto   LinkENGENHARIA DE TRANSPORTES
Autor Secundário   LinkCintra, Jorge Pimentel 1951- https://orcid.org/0000-0002-1369-6110
Resumo/Outros   The consistency of roads geometry is the level of agreement and compatibility among Road design elements and the physical solicitations to control vehicles taking into consideration the requirements of drivers capability. Road construction Project gives priority to aesthetic and costs reduction rather than to security and therefore roads are constructed without considering drives capability limitation Who are frequently submitted to problems concerning geometric consistency and accidents. For the purpose of the present thesis it was chosen a safety system methodology as an attempt to evaluate the geometry consistency by the mean of three criteria: standardize vehicles’ operating speed on Road; harmonize design speeds with operating speeds, and providing adequate dynamic safety of driving on curved roadway sections. After the application of the safety module methodology to sections of the BR-060 highway linking the Distrito Federal to the State of Goias adaptations of this methodology were carried on Brazilian roads and it was suggested the inclusion of a fourth criterion in this safety methodology. The conclusion showed that the safety module methodology is easy to apply adaptations and suggestions may identify critical sections relating to geometric definition problems and may contribute to improve safety in Brasilian road network.
 
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Unidade USP   EP -- ESCOLA POLITÉCNICA

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