Resumo | Com o objetivo de verificar a influência da carga aplicada e da velocidade de deslizamento, no coeficiente de atrito dinâmico, foram realizados ensaios com um tribômetro do tipo pino-contra-disco, na configuração de pino de polietileno de altadensidade (PEAD) e disco de aço carbono galvanizado. A temperatura na interface, calculada segundo o modelo de ARCHARD, não ultrapassou 45 graus C e, a análise por calorimetria diferencial de varredura (DSC) mostrou que não houve fusão na superfície do pino. Por outro lado, a diminuição na entalpia de fusão, indica a possibilidade de diminuição na cristalinidade, alteração da orientação das cadeias moleculares ou quebra de cadeias durante os ensaios. A dissipação de energiaproduzida pelo atrito dinâmico, pode ter ocorrido por mecanismo de deformação viscoelástico ou viscoplástico, além do mecanismo de adesão, com a ocorrência esporádica de filmes de transferência na superfície do disco. O coeficiente de atrito dinâmico pode ser influenciado pela umidade relativa dom ambiente dependendo das condições PV (pressão-velocidade). Também foi realizada uma revisão dos modelos de coeficiente de atrito dinâmico da literatura e proposto um modelo baseado nos resultados experimentais do presente trabalho |