Resumo | Apresenta-se uma descrição geral do método dos volumes finitos para escoamentos permanentes e transitórios unidimensionais, na qual todos os problemas de escoamento podem ser expressos como um caso particular da equação diferencial geral chamada equação de transporte. Esta forma de representar tem vantagens pelo fato de facilitar a discretização das equações de escoamento e por formular métodos numéricos de solução, assim como também, fazer programas de cômputo gerais. As equações de escoamento de águas rasas unidimensionais, descritas em sua forma conservativa forte, são usadas para desenvolver o modelo de escoamento. Assim, nas equações de discretização resultantes, baseadas no método dos volumes finitos, o campo de velocidades é proporcional ao quadrado da profundidade e à própria profundidade. Devido a este fato, nenhum dos algoritmos existentes pode ser usado para tratar eficientemente o acoplamento profundidade-velocidade. O algoritmo proposto por Zhou (1995), similar ao SIMPLE, trata satisfatoriamente este problema de acoplamento profundidade-velocidade. Neste trabalho se faz uso deste algoritmo para a simulação de escoamentos transitórios em canais. Assim, os resultados mostram que o modelo é eficiente e tem um bom comportamento na convergência, já que não há problemas com a estabilidade numérica, como usualmente existe com outros esquemas numéricos. E, além disto, valores apropriados para o fator de relaxação, aplicados na equação de momentum e na equação |